ESTE ENREDO, CUJA TEMÁTICA GIRA EM TORNO DO ÍNDIO, TEM O OBJETIVO DE PROMOVER A VALORIZAÇÃO ÉTNICA E CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS, RECONHECENDO-OS COMO OS VERDADEIROS FILHOS DESTE BRASIL, QUE SE CALA E FECHA SEUS OLHOS PARA TODA INJUSTIÇA E VIOLÊNCIA COM A QUAL OS NOSSOS IRMÃOS VÊM SOFRENDO DIARIAMENTE, ASSIM COMO TUDO EM SEU ENTORNO: SEU SANTUÁRIO SAGRADO, A MÃE NATUREZA!
ESTE ENREDO TAMBÉM PRETENDE PROVOCAR O RECONHECIMENTO DE QUE SOMOS UM POVO DE ORIGEM INDÍGENA, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE REAFIRMAR ESSA ANCESTRALIDADE CULTURAL COMO NOSSA, VALORIZANDO SEUS HÁBITOS, CRENÇAS E COSTUMES.
AUÁ, COMO SE AUTODENOMINA, É UM ÍNDIO QUE CONHECE A HISTÓRIA DO SEU POVO E ORGULHA-SE DE SUA CULTURA. É A PARTIR DA NARRATIVA DESTE ÍNDIO QUE CONDUZIREMOS NOSSA HISTÓRIA, DE CARA PINTADA E PELE EMBRASADA, NA ESPERANÇA DE QUE SEJAMOS OUVIDOS, NA LUTA POR CADA AUÁ DESTE PAÍS.
SALVE TUPÃ, GUARACI E JACI! SALVE TODOS OS CABLOCOS! SALVE TODOS OS POVOS INDÍGENAS, NOSSOS IRMÃOS, OS VERDADEIROS DONOS DESSA TERRA CHAMADA BRASIL!